ULTIMAS NOTÍCIAS

sábado, 22 de junho de 2013

O The Simpsons pode nos ensinar sobre Irmãos

Illustrations by Julius Preite
O que a família amarela mais famosa dos desenhos animados da América  pode nos ensinar sobre a dinâmica da família? Para descobrir, que recentemente falou com o psicólogo social e Simpsons 'expert Chris Logan, co-autor e editor de The Psychology of the Simpsons: D'oh!. 

PARADA: O filho mais velho é estereotipado responsável e overachieving-so o que deu errado com o Bart?
Logan: Ha! Pergunta engraçada. Pesquisa sobre a importância da ordem de nascimento é realmente muito controverso, muitos psicólogos não concordam com a idéia de que a ordem de nascimento desempenha um papel dominante quando se trata de determinar a personalidade. No entanto, os psicólogos que acho que a ordem de nascimento é um talk característica dominante sobre a experiência de uma criança mais velha de ser "destronado." Quando um segundo irmão vem junto, a mais velha já não tem todas de seus pais atenção, ele perde o trono, por assim falar. Como os pais lidar com essa mudança pode afetar o relacionamento do filho mais velho de sua / seu novo irmão.

No caso de Bart, a série também torna bastante claro que ele nasceu mal. Quero dizer, ele pega um isqueiro e tenta acender a gravata de Homer em minutos de fogo após seu nascimento. Em um caso extremo este, eu não tenho certeza que a ordem de nascimento que vai fazer uma grande diferença de um jeito ou de outro.

Vamos falar de Lisa, a, criança independente precoce. Como ela é afetada por ter Bart como um irmão?
Bart é claramente a criança que exige atenção primária. A pesquisa mostra que, em casos como estes, o "bom" criança torna-se mais independente e auto-suficiente possível. Este é certamente o caso com contínuas palhaçadas de Lisa, Bart empurrá-la para ser ainda mais responsável.

É interessante notar como Bart responde quando Lisa é dada atenção. Em um episódio, Lisa desenvolve sua própria boneca Barbie e recebe muita atenção por sua invenção. Bart fica louca e começa a gritar, chorando e batendo nas paredes. Embora seja um caso exagerado, uma criança que se acostuma a receber a maior parte da atenção da família não pode levá-la bem quando que mudanças dinâmicas.

E o que dizer do bebê Maggie? Qual é o seu impacto sobre a dinâmica entre os dois grandes filhos?
É difícil dizer. A coisa engraçada sobre desenhos animados é que os personagens não envelhecem. Maggie é um bebê que está ligado a Marge hip-e que ela continue assim. Ainda assim, um efeito Maggie tem é que ela torna ainda mais difícil para Lisa a receber a atenção de seus pais. Crianças menores de alguma forma tem uma maneira de fazer isso.

Na reportagem de capa desta semana, notamos que ter irmãos é uma forma de meninos e meninas, respectivamente, para saber mais sobre o sexo oposto. O que Bart ensina Lisa sobre os homens?
Irmãos definitivamente pode ter um efeito sobre a forma como as crianças interagem com os membros do sexo oposto, e, mais tarde na vida, como eles passam a construir relacionamentos.

Lisa é um estudo de caso muito interessante. Ela é atraída para o típico bad-boy. Apesar de Milhouse (amigo de Bart) tem uma grande paixão por ela e segue em torno dela como um cachorrinho, ela não quer nada com ele. Em vez disso, Lisa está apaixonada por Nelson, o valentão estereotipada.

Psicólogos relacionamento chamam isso de "atração fatal." No caso de Lisa, ela pode estar interessado em Nelson, porque seus traços de caráter negativos lembrá-la de seu irmão, Bart. Isso é o que está acostumado a, de modo que ela está atraída por ele em outros machos. O que pode ser problemático para ela a longo prazo, para dizer o mínimo.

A rivalidade entre irmãos é muito comum, é que vamos vê-lo na família Simpson?
Quando os irmãos conhecem claramente os seus papéis dentro da família, a rivalidade é menos comum. Esse é o caso de Bart e Lisa: Bart está confortável com seu papel como o desamparado bom-para-nada, e Lisa se sente confortável com seu papel como a história de sucesso independente. De fato, em um episódio que os projetos para o futuro, Lisa é presidente, enquanto Bart é um moocher quem rouba fora de sua irmã. Ambos têm papéis claramente definidos e estão bem em seus respectivos cargos.

Favoritismo dos pais muitas vezes pode criar uma tensão entre os irmãos. Será que este desempenha um papel na família Simpson?
Eu acho que Marge e Lisa formam um vínculo especial com base na competência compartilhada (em comparação com a incompetência absoluta do Homer e Bart). Homer e Bart também têm um relacionamento especial que gostaria de se envolver em atividades destrutivas juntos. Poderia ser menos favoritismo e mais uma divisão masculino / feminino. Amizades masculinas tendem a ser mais lado a lado-, amizades femininas tendem a ser mais cara-a-cara (envolvendo partilha mais emocional).

Então, qual é a lição mais importante que podemos aprender com os Simpsons sobre as relações familiares?
Existem dois. Primeiro, algumas crianças vão sair bem e alguns vão virar mal, não importa o que os pais fazem. E segundo, no final do dia, o amor compartilhado, comprometimento e respeito são as forças mais importantes segurando uma família unida. Furam, não importa o que

Nenhum comentário:

Postar um comentário